Licenciatura em Educação Profissional

Padrão

Entre os anos de 2010 e 2011 tive o prazer de ser selecionado para participar do Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional. Um projeto da Direção Nacional do SENAI que visa capacitar seu corpo docente para o exercício do magistério em ensino técnico e tecnológico.

De acordo com o sistema educacional brasileiro, para exercer a profissão de professor no ensino básico (ensino infantil, fundamental, médio e técnico) é necessário que o docente possua licenciatura, um nível de graduação que habilita o indivíduo para lecionar. Porém, na área técnica e tecnológica, os docentes em geral são graduados como bacharéis em suas áreas do conhecimento, assim, se faz necessário para estes profissionais um curso de licenciatura para bacharéis. Dessa forma, junto ao programa de Formação Pedagógica do SENAI, os participantes são matriculados em um curso de Licenciatura Plena em Educação Profissional ofertado pela UNISUL, que assim habilita plenamente o indivíduo para o exercício da profissão docente nível profissionalizante.

Tal como qualquer graduação, foi necessário um trabalho de conclusão de curso, e para a minha monografia desenvolvi um projeto de intervenção orientado pela professora Flavia Wagner envolvendo A Integração entre Educação e Inovação em uma Instituição de Ensino Profissional, onde criei estratégias de envolvimento entre os projetos da instituição de ensino com os projetos dos alunos obtendo resultados efetivos, envolvendo competições, vagas de estágio, viajens de estudos e publicação de trabalhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *