Experimento Digital para Transmissão Interativa de Jogos de Futebol

Padrão

Tive a oportunidade de novamente ter um artigo publicado no Simpósio Internacional de Televisão Digital (SIMTVD), agora na segunda edição do evento, na UNESP em Bauru.

Desta vez o artigo foi em parceria com os alunos Vitor Freitas Santos (multiplicador do Ginga Brasil) e Marcos Paes Peters, fruto de um trabalho onde foi desenvolvido um protótipo de uma transmissão interativa de um jogo de futebol em Ginga-NCL.

 

Experimento Digital para Transmissão Interativa de Jogos de Futebol

Ranieri Alves dos Santos
Vitor Freitas Santos
Marcos Paes Peters

Resumo
O presente trabalho apresenta uma abordagem interativa baseada na televisão digital para a veiculação das transmissões interativas com cunho esportivo. A gênese deste trabalho se baseia na necessidade pela dinamização das transmissões esportivas dos eventos que o Brasil sediará como a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A televisão digital provê qualidade, mobilidade e interatividade para a televisão, sendo que a totalização do sinal digital no país está com previsão para os mesmos anos onde ocorrerão os eventos esportivos sediados no Brasil. Desta forma, estes fatos imprimem a real necessidade do uso da interatividade como fator diferenciador das transmissões brasileiras digitais e interativas na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. Para tanto, este artigo, fruto de um projeto de pesquisa em tecnologias digitais expõe os resultados obtidos com o desenvolvimento de um aplicativo interativo para a TV digital utilizando as tecnologias nacionais para a criação de um novo modelo para a exibição de programas esportivos na televisão. O presente projeto é de natureza qualitativa, pois estudou aspectos práticos investigando sobre a eficácia de métodos interativos em transmissões esportivas, e terá caráter bibliográfico e exploratório, já foi composto pelo estudo do estado da arte das transmissões interativas televisionadas. Após a etapa inicial de estudos, foram elaboradas as abordagens interativas, utilizando como base os avanços alcançados na pesquisa bibliográfica e exploratória para o desenvolvimento dos modelos interativos. Com os modelos conceituais construídos, foi elaborado o protótipo para o aplicativo a fim de exemplificar e validar os modelos propostos pelo projeto.
Palavras-chave: esportes, transmissão, interatividade, digital;

Arquivos
Download do Artigo Publicado (PDF – 541KB)

Um comentário sobre “Experimento Digital para Transmissão Interativa de Jogos de Futebol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *